Linhaça

A linhaça é uma semente rica em fibras e nutrientes, que faz muito bem para a saúde e ainda ajuda a diminuir a fome. É uma excelente fonte de vitaminas, minerais, fibras e ácidos graxos essenciais, como o ômega-3, que não são sintetizados pelo organismo.

Ao se consumir com regularidade 2 colheres de sopa por dia de linhaça, é possível prevenir varias doenças, como por exemplo o câncer.

A linhaça apresenta um sabor suave e pode ser acrescentada, na forma de grão ou farinha, a frutas, iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, bolos, pães etc. Além disso, ela também pode servir como substituto para o óleo ou a gordura de uma receita, se o recomendado é usar 1/3 de xíc. (chá) de óleo normal, você pode utilizar 1 col. (sopa) de linhaça moída no lugar.

Contudo, vale lembrar que é muito difícil a casca da linhaça se romper durante a mastigação, impedindo sua digestão e absorção pelo organismo. Sendo assim, o ideal é triturá-la a seco em um liquidificador e em seguida guardá-la na geladeira, para evitar o processo de rancificação.