Eficácia e Segurança de Astragalus membranaceus no Tratamento de Pacientes com Rinite Alérgica Sazonal

A Rinite alérgica é caracterizada por sintomas como espirros, rinorréia (corrimento no nariz), obstrução das passagens nasais, lacrimejamento e coceira no nariz, nas conjuntivas (como nos olhos) e na faringe (garganta). Estes sintomas aliados com os demais efeitos como fadiga, sonolência e indisposição, contribuem profundamente para o prejuízo da qualidade de vida.

O estudo realizado em 2009 por pesquisadores da Universidade de Zagreb, na Croácia, investigou o potencial de um complexo de plantas-minerais contendo extrato de raiz de Astragalus membranaceus , planta de origem chinesa, como componente ativo na melhora dos sintomas e da qualidade de vida em pacientes com Rinite Alérgica Sazonal. O estudo ocorreu com 48 pacientes com Rinite Alérgica Sazonal moderada ou severa, por um período de 6 semanas. Os pacientes foram divididos em dois grupos: o que recebeu placebo e o que recebeu o extrato de Astragalus membranaceus.

Os resultados obtidos mostraram que após 3 semanas de uso da planta, houve diminuição da rinorréia (corrimento no nariz). Além disso, após 6 semanas de tratamento foram observados diminuição da IgG especifica (anticorpo de resposta tardia) indicando que houve uma diminuição da resposta alérgica do organismo contra os agentes causadores da Rinite Alérgica.